Aguarde, carregando...
  • ENDEREÇO

    MATRIZ: Rua Evaristo De Antoni, 1821, São José - Caxias do Sul - RS - Brasil

  • TELEFONE

    +55 54 3028 4474

Aço resistente a impacto: como avaliar este atributo em uma matéria-prima?

Na indústria e no dia a dia de todos nós, o aço é um dos componentes metálicos mais presentes e utilizados. Servindo como matéria-prima a fábricas dos mais variados segmentos, ou sendo base de alguns artigos de nossa rotina, o aço possui peculiaridades que devem ser avaliadas, de acordo com a necessidade de uso final.

 

Entre as características que precisam ser levadas em consideração, está a resistência ao impacto, uma qualidade do aço medida através de estudos e ensaios, feitos pelo fabricante do material de acordo com normas e cálculos técnicos. Mas em que isto influencia e determina a aplicabilidade dos aços?

 

A PCP Serviços, para esclarecer de uma vez por todas estas dúvidas, preparou este artigo com tudo o que você precisa saber para avaliar os aços resistentes a impacto e como isso interfere na escolha do material. Confira no decorrer do texto estes detalhes.

 

 

Aço de alta resistência e aço de ultra-alta resistência: o que são e como escolher o mais adequado

Como você sabe, existem diversos tipos de aço disponíveis no mercado, e os mais utilizados são os aços de alta resistência e os aços de ultra-alta resistência. Eles são os mais aplicados por causa de suas características de durabilidade e inalterabilidade, em comparação com outros modelos de aço.

 

Uma das particularidades dos aços de alta resistência e dos aços de ultra-alta resistência é a capacidade de suportar cargas dinâmicas maiores e por um período de tempo maior.

 

Para que você entenda mais sobre os tipos de aço e as suas propriedades mecânicas, recomendamos a leitura do artigo “Qual a diferença do aço de alta resistência e do aço de ultra-alta resistência?”, no qual todas estas dúvidas são explicadas.

 

O que é resistência a impacto

Agora que você já conferiu o texto que detalha as peculiaridades dos aços de alta resistência e dos aços de ultra-alta resistência, vamos explicar o que é o limite de impacto.

 

Como dito anteriormente, a resistência ao impacto pode ser resumida como a qualidade do aço em suportar, sem ser quebrado ou danificado, cargas de energia dinâmicas. É importante observar que este tipo de carga é diferente de cargas estáticas.

 

A capacidade de resistir a impactos está associada à tenacidade, que, por sua vez, está ligada ao limite de resistência e à ductilidade.

 

Estas informações são fornecidas pelo fabricante do aço, que calcula todas as propriedades mecânicas do material através do ensaio de resistência ao choque, que apresenta detalhes sobre a absorção e a dissipação da energia na peça. Neste estudo, o resultado traz qual o limite de energia máxima suportada pelo aço antes de fraturar, assinalando o seu desempenho no quesito dúctil-frágil.

 

Outra característica deste ensaio é que ele analisa a resistência ao impacto relacionado à temperatura, estudando o comportamento do aço em relação à transição de dúctil para frágil em situações extremas dentro deste fator (calor ou frio). Por exemplo: aços ligados possuem temperatura de transição mais baixa.

 

Neste sentido, alguns outros pontos influenciam na temperatura de transição, como tamanho de granulação, grau de encruamento, composição, porcentagem de ligas e carbono contidos na peça, presença de impurezas ou fases e também o tratamento térmico dado ao aço.

 

Ou seja: sendo o aço uma liga metálica, composta de ferro e elementos ligantes, como carbono, níquel, entre outros, a capacidade de resistência ao impacto está diretamente conectada às características citadas, bem como à concentração dos componentes presentes.

 

Como avaliar a resistência a impacto do aço

Os aços de alta resistência e os aços de ultra-alta resistência levam, em sua composição, componentes que alteram a sua matéria. Sobretudo, a adição de carbono, ou ainda molibdênio e silício, aumentam a performance das peças. Isto é: os aços destas categorias são mais resistentes e suportam maiores cargas, e por mais tempo que as demais classes.

 

Ainda, ao buscar por fornecedores da matéria, é importante analisar a tabela de espessura do aço, para que se tenha uma visão mais aprofundada de dados como especificações, aplicações, condições de fornecimento, propriedade, limite de escoamento (MPa), limite de ruptura (MPa), alongamento (%), dureza (HB) e espessura (mm). Falamos sobre isto no artigo “O Que Você Deve Levar Em Consideração Ao Consultar Uma Tabela De Espessuras De Chapas De Aço?”, e indicamos a sua leitura para que você entenda mais sobre o assunto.

 

Ao estar munido do ensaio de resistência ao impacto e da tabela de espessura das peças de aço é possível determinar qual a melhor escolha, com base nestes dados e na aplicação final do material.

 

Como mencionado acima, a temperatura é um fator determinante a ser considerado, e atividades que possuem temperaturas e mudanças extremas precisam de aços resistentes, tanto para as variações de calor, quanto para as variações de pressão e de tração.

 

É importante atentar-se para a necessidade de se escolher aços resistentes, afinal estes não exigem trocas, reparos e/ou manutenções constantes, principalmente em ambientes e em trabalhos em que paradas inesperadas ou peças fraturadas signifiquem prejuízos às operações, ou até mesmo risco aos envolvidos, como em atividades florestais ou de mineração.

 

Você vai gostar de ler: aqui, e-Book definitivo sobre como aumentar a vida útil de componentes metálicos na mineração; faça o download gratuito do material para ler quando quiser!
 

Saiba como escolher um bom fornecedor de aço

 

É inevitável selecionar uma boa empresa que irá fornecer as matérias-primas ao seu negócio. Isso assegura que as peças que irão ser oferecidas serão de qualidade, além de apresentar garantia nos produtos e no pós-vendas prestado.

Se você busca por um fornecedor de aço, conheça a PCP Serviços. Do grupo PCP Steel, a PCP Serviços atua no mercado de aços de alta resistência e de aços de ultra-alta resistência, trazendo em suas atividades a qualidade e a confiança que apenas nossos produtos podem fornecer.

 

Operando nos ramos de armazenamento e logística, corte em blanks, corte longitudinal, corte térmico e corte transversal, a PCP Serviços destaca-se como um dos grandes players do mercado de aço.

Conheça mais sobre como fortalecemos negócios através de nossas peças.