Aguarde, carregando...
  • ENDEREÇO

    MATRIZ: Rua Evaristo De Antoni, 1821, São José - Caxias do Sul - RS - Brasil

  • TELEFONE

    +55 54 3028 4474

Como transportar e armazenar corretamente bobinas de aço galvanizado

Muitos são os detalhes que envolvem transportar e armazenar bobinas de aço da forma correta. Descubra aqui tudo o que você deve sobre o assunto

 

Diferentemente de outros produtos que possuem certa facilidade em seu transporte, as bobinas de aço galvanizado são o típico exemplo de que segurança e padronizam são fundamentais.

 

Mesmo sendo oriundos da indústria pesada, estes tipos de produto exigem transporte e armazenamento finos, como forma de garantir integridade das pessoas, dos equipamentos utilizados nos processos e dos próprios itens.

 

Conheça neste artigo as especificações sobre como transportar e armazenar de forma correta as bobinas de aço:

 

Transporte de produtos siderúrgicos é padronizado por Lei

Você sabia que a Lei que regulamenta o transporte de bobinas de aço galvanizado mudou? Segundo a resolução CONTRAN nº 821, de 8 de abril de 2021, que altera a resolução CONTRAN nº 701, de 10 de outubro de 2017, as carrocerias desenvolvidas unicamente para transporte de bobinas não precisam mais contar com amarração de topo e amarração direta, sejam amarrações com cabos de aço, correntes ou cintas.

 

Para isto, este tipo de carroceria deve possuir, obrigatoriamente, sistema de fixação dianteira e traseira para as bobinas, ou que possuam terceiro perfil metálico longitudinal que passe pelo centro da bobina e a pressione contra o piso revestido de borracha, para evitar derrapagem do produto.

 

Mas, tanto para as situações citadas acima, quanto para amarrações, a Lei segue sendo a mesma em relação à necessidade de se obter laudo técnico assinado por engenheiro mecânico, que possua Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este profissional irá assegurar que o ensaio de resistência ou a simulação computadorizada foi feito. Ainda o Certificado de Segurança Veicular (CSV) deve estar em dia.

 

>>Você também vai gostar de ler: Sustentabilidade Industrial: Por Que O Aço É O Material Mais Reciclado Do Mundo?

 

 

Bobinas de aço galvanizado: armazenagem conta com produtos de tecnologia e eficiência intralogística

Por serem produtos pesados e igualmente valiosos, as bobinas de aço não podem ser armazenadas de qualquer forma - isso pode implicar risco à segurança das pessoas e perdas na qualidade do produto e do local onde a estocagem é feita.

 

As estruturas para armazenar este tipo de item devem ser configuradas conforme o layout disponível pelo local. Elas devem levar em consideração diversos aspectos, como rotatividade das peças, possibilidade de alteração da estrutura, resistência, facilidade na instalação, operação e manutenção.

 

Geralmente, a estocagem é feita com sistema cantilever, calço ou porta-bobinas, específico para o produto. Veja maiores detalhes sobre cada armação:

 

Cantilever:

É composta por garfos verticais, o que permite melhor otimização do espaço e visualização dos produtos. Este sistema segura as bobinas pelo seu centro, com os garfos da própria estrutura sendo utilizados para isto.

 

Calço:

Como o próprio nome sugere, este tipo de armação é montada sobre o chão, com trilhos para manter e segurar as bobinas imóveis. O calço é principalmente usado em ambientes com maior espaço, que possam comportar os diversos itens. As bobinas podem ficar uma ao lado da outra, sem empilhamento, com empilhamento, em calços individuais para cada produto, ou ainda repousadas num ângulo de 45º.

 

Porta-bobinas:

Esta estrutura é arquitetada exclusivamente para a armazenagem de bobinas, dos mais variados materiais, inclusive as de aço galvanizado. Assim como as demais armações apresentadas, esta estrutura deve ser feita sob medida. O porta-bobinas permite fácil manuseio, espaço otimizado e seletividade dos produtos. Com uma estrutura modular semelhante a uma estante, a armação permite ampliação e mudanças de local. Como o cantilever, as bobinas são acomodadas em garfos, pelo centro.

 

 

Baixo preço nem sempre é a solução:

Como vimos, a segurança deve vir em primeiro lugar. Se tratando do transporte ou do armazenamento de bobinas de aço galvanizado, procure sempre pelos melhores profissionais e as melhores empresas, capazes de prestar bom serviço, atendimento e manutenção.