Aguarde, carregando...
  • ENDEREÇO

    MATRIZ: Rua Evaristo De Antoni, 1821, São José - Caxias do Sul - RS - Brasil

  • TELEFONE

    +55 54 3028 4474

 A importância do Setembro Amarelo nas empresas

Ações sobre o Setembro Amarelo e saúde mental têm se tornado cada vez mais recorrentes dentro das empresas. Veja o que o Grupo PCP tem feito para melhorar a qualidade de vida e trabalho dos nossos colaboradores.

Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e a prevenção ao suicídio. Tema que, durante muito tempo, foi evitado entre diversos grupos sociais, especialmente dentro das empresas que, por coincidência ou não, são constantemente relacionadas à causa de transtornos emocionais.

Esse fato já é reconhecido pelos maiores órgãos nacionais e internacionais de fiscalização da saúde e bem-estar social, e os números obtidos em pesquisas chamam atenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho. No Brasil, 37,8% das licenças médicas por saúde mental estão relacionadas ao transtorno depressivo.

Nos dias de hoje, o tema já é pauta prioritária entre a liderança de grandes empresas. Mas sabemos que ainda há um longo caminho pela frente até que todos os tabus sejam superados.

Nós do Grupo PCP, acreditamos que o caminho para oferecer um ambiente de trabalho com mais qualidade é atender às necessidades dos nossos profissionais em todos os âmbitos possíveis, desde a assistência médica até as condições proporcionadas pelo ambiente físico de trabalho.

Confira algumas informações sobre saúde mental no trabalho e conheça todas as iniciativas que a nossa empresa realiza, visando o bem-estar dos nossos colaboradores.

Setembro Amarelo nas empresas

Um dos objetivos principais do Setembro Amarelo, é desmistificar todos os tabus que existem em torno da depressão e outros transtornos emocionais. Essas questões sempre estiveram presentes na sociedade, mas não eram percebidas pela falta de visibilidade causada, justamente, pelo preconceito acerca do assunto.

Felizmente, com o passar do tempo, o assunto foi ganhando espaço dentro dos ambientes de trabalho e se tornando uma pauta cada vez mais importante entre os líderes. Mas o interesse surgiu com uma grande preocupação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles.

Por muito tempo, o trabalho esteve relacionado a ambientes precários, que favoreciam o adoecimento tanto físico quanto mental dos profissionais. Hoje, o cenário busca ser totalmente diferente. Grandes empresas investem em ações, mesmo que simbólicas, para conscientizar suas equipes a respeito do cuidado da saúde como um todo.

A saúde mental dos colaboradores PCP

A OMS considera que um ambiente de trabalho saudável é onde “os trabalhadores e gestores ativamente contribuem para a promoção da saúde, segurança e bem estar de todos os envolvidos“.

E para atender a essas necessidades, buscamos criar condições para um ambiente de trabalho mais saudável, pensando no espaço físico, relações sociais e saúde física e mental das pessoas. Confira algumas ações realizadas pela nossa empresa.

Ações voltadas a saúde e bem-estar

O Grupo PCP se preocupa em promover ações voltadas à saúde e bem estar dos funcionários, especialmente nos meses de conscientização, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Nestas datas, nossos profissionais contam com palestras gratuitas de conscientização, bem como pequenos presentes para que cada um possa se lembrar da data. Outros eventos comemorativos também são realizados internamente, a fim de proporcionar momentos de lazer e bem estar para os membros da nossa equipe.

Acolhimento e suporte

Como parte de nossa cultura, aqueles que necessitam de ajuda são orientados a procurar seu gestor direto e o setor de Recursos Humanos.

Nossos gestores são instruídos a se manterem atentos e nunca minimizarem situações de angústia, queda de rendimento, apatia ou tristeza. Neste sentido, o RH tem papel fundamental no acolhimento desses profissionais que sofrem com algum tipo de doença psicossocial, além da função de orientar e incentivar a procura de suporte profissional especializado.

Cultura organizacional colaborativa

Estamos reestruturando constantemente o nosso programa de planos de carreira, com forte atuação na área de Treinamento e Desenvolvimento Profissional, a fim de oferecer oportunidades de crescimento e meritocracia para os nossos colaboradores.

Além disso, prezamos pela criação de um ambiente corporativo mais democrático para fortalecer o sentimento de pertencimento, importância e valorização das opiniões.

Estrutura física

Como dito anteriormente, acreditamos que o caminho para oferecer um ambiente de trabalho com mais qualidade é atender às necessidades dos nossos profissionais em todos os âmbitos possíveis, inclusive no bem estar proporcionado pelo ambiente de trabalho.

Recentemente, investimos na reestruturação do layout do escritório da Unylaser para que nossos profissionais possam realizar suas tarefas com mais conforto, concentração e segurança.

O conceito de Open Office adotado pela Unylaser, extinguiu o formato anterior que dividia a empresa entre em salas e setores, o que dificultava a comunicação e ocasionava também perda de espaço útil.

Com esse novo conceito, também realizamos melhorias em outras questões de ambiente e bem-estar, como o aumento da iluminação e circulação de ar natural com ventilação cruzada. Com a reforma total, além do conforto e ganho visual – que também colaboram para o bem estar da equipe -, os materiais utilizados para a reformulação do ambiente foram pensados especialmente para as necessidades da construção. Como a instalação do piso vinílico, por exemplo, que oferece maior suporte para a trepidação do edifício em função da movimentação de materiais na fábrica. Por fim, também inauguramos novos sanitários para os trabalhadores na nossa fábrica.

Se você é um profissional do Grupo PCP e estiver passando por um momento difícil, ou identificar qualquer sinal de transtorno emocional, procure imediatamente um de nossos gestores, eles estarão preparados para te acolher e instruí-lo(a) da melhor maneira.

Muito além da qualidade de nossos produtos, a nossa empresa também zela pela saúde e bem estar de toda a nossa equipe. Mais do que isso, estaremos sempre de portas abertas para acolher a todos que precisarem.

Você não está sozinho(a).