Aguarde, carregando...
  • ENDEREÇO

    MATRIZ: Rua Evaristo De Antoni, 1821, São José - Caxias do Sul - RS - Brasil

  • TELEFONE

    +55 54 3028 4474

Bobinas de aço: quais os problemas mais comuns na armazenagem

Você já ouviu falar das bobinas de aço? São grandes rolos metálicos, imprescindíveis para a confecção de diversos produtos. Por exemplo, confecção de gabinetes e pias, bem como recipientes na indústria médica e farmacêutica. 

 

Porém, esse material costuma ser acompanhado de um desafio. Para atender a grande demanda, as empresas encomendam dezenas de rolos — o que causa problemas na armazenagem. Afinal, como guardar de maneira segura produtos com grandes dimensões?

 

Sobre as bobinas de aço

 

Como falamos anteriormente, a bobina de aço é um rolo metálico usado em diferentes tipos de indústria. Não à toa, existem diversos modelos que atendem a demandas específicas de cada setor: bobinas de aço carbono, bobinas de aço inoxidável e bobinas de aço galvanizado. Deste tipo, são fabricados “subgrupos”, como  bobinas laminadas a frio, bobinas laminadas a quente, bobinas pré pintadas, bobinas xadrez e outros.

 

Lembre-se que o aço tem importância vital na indústria, sendo o principal insumo de grande parte da cadeia produtiva nacional e global. Só em 2020, por exemplo, o mundo produziu 1,86 bilhão de toneladas de aço. Só o Brasil foi responsável pela fabricação de 31 milhões de toneladas.

 

Uma das bobinas de aço mais usadas é a feita de inox, graças a maleabilidade do material e seu poder antioxidante. Tais características permitem que a bobina seja moldada para diferentes finalidades, evita contaminação e facilita a limpeza. Logo, é o aço mais usado na manipulação de produtos farmacêuticos e químicos.

 

Principais problemas na armazenagem

Dentre os principais problemas no armazenamento, podemos citar: 

Manter o estoque de bobinas acima da capacidade

Entendemos excesso de estoque quando a quantidade de itens (produtos finais ou matérias primas) vai além da capacidade da instalação.

Isso gera uma série de problemas, como deterioração do produto, aumento do custo de armazenagem e danos à imagem da empresa. Sem contar graves impactos na saúde financeira, pois essas consequências diminuem a margem de lucro.

Ignorar a importância do inventário cíclico ou periódico

Inventário de estoque é a contagem física das mercadorias para garantir que o número esteja de acordo com o sistema de controle de estoque. Ter esse controle é fundamental para evitar paradas de produção ou perder dinheiro por falta de produtos para vender. 

 

Ao mesmo tempo, permite que os gestores acompanhem os impactos de perdas na empresa. Descobrir as irregularidades é o primeiro passo para melhorar processos de segurança, o que passa pela automação da operação. 

 

Falta de segurança na armazenagem ou armazenamento incorreto

Como falamos anteriormente, as bobinas de aço são grandes produtos. Assim, uma armazenagem ruim pode causar acidentes na empresa. Escolher boas soluções é fundamental para evitar que isso aconteça, bem como treinamentos periódicos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

Além disso, é importante estar atento a normas de segurança. Estruturas complexas, que guardam produtos como as bobinas, são regularizadas por normas europeias. Já a normatização da segurança em armazéns logísticos é regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as principais diretrizes são:

 

NBR 8.681/2003: Ações e segurança nas estruturas;

NBR 15.524/2007: Sistemas de Armazenagem (diretrizes para o uso de estruturas tipo porta paletes seletivos);

NBR 8.800/2008: Projetos de estruturas de aço;

NBR 14.762/2010: Dimensionamento de perfis formados a frio;

NBR 6.120/2017: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações

 

Falta de registro de movimentação das bobinas e da locação por endereço.

Por fim, a falta de registro de materiais causa desorganização em todos os níveis da empresa. Sem o registro específico de locação por endereço (por berço, rua ou setor), os operadores passam mais tempo na procura dos itens. Isso prejudica a operação como um todo, aumentando o tempo de entrega e as possibilidades de perdas ou avarias. 

Como resolver os problemas de armazenagem

As bobinas de aço são, na sua maioria, materiais de peso extremo. Logo, precisam ser movimentadas através de pontes rolantes dotadas de equipamento de movimentação corretos e operadores treinados para fazer essa movimentação. Os colaboradores responsáveis por essa ação precisam ter atenção máxima e fazer um bom alinhamento e empilhamento correto. Do contrário, há risco de rolagem da bobina.

 

Por isso, é preciso antecipar-se aos problemas e já pensar em soluções para os mesmos. Entre elas, ter procedimentos claros e de conhecimento de toda a equipe para medir a capacidade máxima para armazenamento. Além disso, é preciso ter procedimentos definidos para que a equipe realize inventário cíclico ou periódico, e um padrão uniforme de armazenagem correta e de movimentação.

Existem vários métodos e formas que são usados para armazenar bobinas de aço. Um dos mais seguros é a armazenagem em berços metálicos, conformados em forma de perfil “U” unidos lateralmente. Assim, as bobinas podem repousar nesses berços apoiados em calços também metálicos.

 

Outra forma de minimizar problemas é manter o local limpo e exclusivo para este fim. Isso é imprescindível, pois qualquer material que não seja para armazenamento ou alocação das bobinas pode gerar acidentes ou a rolagem da bobina no empilhamento.